Carregando...

Acompanhamento de Obra

Além de elaborar o Projeto Arquitetônico, o Arquiteto pode acompanhar sua obra semanalmente. Isso seria a Execução do Projeto Arquitetônico.

Devido ao tempo e questões de custo, hoje é cada vez mais difícil a contratação desse tipo de serviço. Mas devido a importância de se estar na obra, hoje temos os projetos de acompanhamento de obra. Que são necessários e nos deixam cada vez mais participar do dia a dia da obra.

1a visita

A etapa inicial para visita do Arquiteto na obra, seria o primeiro dia, que é a marcação da obra e a decisão do nível final que a obra ficará em relação ao meio fio.

 

marcação

Após a definição e localização da construção, começa a marcação das sapatas, vigas badrames, amarração de ferro e concretagem. Essa é uma etapa muito importante com a participação do Engenheiro Civil.

WhatsApp Image 2018 08 08 at 083724WhatsApp Image 2018 08 08 at 083725 (1)

Após retirar a caixaria, começamos a aterrar entre vigas para a próxima etapa. 

WhatsApp Image 2018 08 08 at 083726

Uma coisa muito importante além da contratação de um bom Pedreiro é a contratação de um bom Encanador. Que faz toda a sua parte na obra (falo isso porque normalmente a parte de encananeto que fica na fundação é deixado para o Pedreiro, mas quem deve fazer é o encanador).

O Encanador e eletricista devem vir a obra antes da concretagem das vigas e o encanador deve voltar logo após a concretagem.

Tirar fotos dos encanamentos é essencial para o futuro. Um dia pode-se precisar e esse registro deve ser feito.

WhatsApp Image 2018 07 17 at 152010 (1)

Agora logo começamos a enxergar a obra, pois começamos a levantar a alvenaria e junto a concretagem dos pilares.

Nessa etapa o Arquiteto precisa voltar a obra e verificar se há dúvidas do pedreiro, se o projeto estrutural está compatibilizado com o arquitetônico. Nós temos feito dentro do escritório um trabalho de compatibilização, que é após o estrutural pronto, o arquitetônico é refeito.

Mas isso normalmente não é feito pelos escritórios, então pode-se haver problemas e ser necessários ajustes em obra.

Dica: solicite um projeto de compatibilização. Para que os profissionais se conversem e um respeite o projeto do outro. 

 

WhatsApp Image 2018 08 08 at 083726 (1)

Acompanhe as próximas etapas da obra na próxima matéria do blog.

Bárbara Lehmkuhl

Por Bárbara Lehmkuhl