Fachada Comercial com detalhes em tijolos de demolição

Essa semana o tema é reforma de fachada. Falamos na quarta-feira sobre isso e vamos terminar a semana com um projeto que foi finalizado e eu diria com "chave de ouro", pois conseguimos manter a construção antiga, adequando as normas de recuo, acessibilidade e Faixa de Preservação Permanente do rio, além de deixá-la super charmosa.

Na imagem abaixo você pode visualizar como ficou a fachada comercial deste edifício

E na foto abaixo pode ver como era antes (essa foto foi tirada no início da obra).

Bastante mudança né! Pois é... parece, mas não foi tanto assim. Vou explicar o que fizemos para obter esse resultado. Primeiramente os clientes desta obra tem muito bom gosto, então foi fácil dar as sugestões. Eles logo acataram a ideia e ainda apareciam com detalhes mais lindos em cada viagem que faziam. Vale a pena conhecer a loja internamente. É linda! Tem detalhes de ferro forjado em preto, a porta de madeira é de Minas Gerais, móveis de madeira maciça. Bom, só vendo ao vivo para apreciar como ficou.

Mas vamos lá:

1) Primeiramente recuamos a construção 1,50m para que assim respeitássemos a calçada de 3,00m. Junto com o recuo, criamos um mezanino de 1,50m também no piso superior para que houvesse a possibilidade de uma vitrine com pé direito duplo.

Para a criação do mezanino foi necessário uma viga metálica para reforçar a estrutura de madeira existente. Para isso foi preciso mexer no piso superior retirando todo o piso de madeira. Após o ajuste e reforço da estrutura, foi recolocado o piso!

OBS: a estrutura de madeira foi mantida, apenas o reforço foi de estrutura metálica.

2) Alteramos as aberturas, centralizando assim a entrada principal com essa porta de madeira e detalhes em vidro e ferro preto. Criamos grandes aberturas das vitrines da fachada frontal e mais uma na lateral criando quase um visão de construção de esquina.

3) Uma segunda abertura foi criada para a integração da área antiga com a ampliação.

foto durante a obra das aberturas para integração

Veja na foto acima a parte de ampliação à esquerda da construção.

Utilizamos pilares em tijolinho para criar uma integração com a construção existente, aberturas e cobertura em preto. Neste espaço criamos uma mini praça com calçada, floreira e postes de iluminação, onde as pessoas podem caminhar e observar a outra vitrine. Por este espaço funciona o acesso do cadeirante e acesso as pessoas que utilizam o estacionamento no terreno atrás.

Ou seja, esta formatação fez com que o empreendimento ganhasse várias vitrines. E o comerciante sabe que o que ajuda a vender é a vitrine. Ou seja, ambiente super valorizado.

Incrível como uma boa reforma pode valorizar uma construção.

4) Com as demolições das aberturas e do recuo de 1,50m foi aproveitado o tijolo para o detalhe da fachada. Aproveitamos algumas paredes para descascar para o tijolo ficar aparente.

Foto durante a obra retirando o tijolo

Foto durante a obra da área da parede descascada - tijolo aparente

Bom, acho que o resultado final foi positivo!

Comentários: